segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Praça ou cruzamento?



por André Nina

Por ficar num ponto central, a Praça Portugal acabou se tornando um empecilho para o sistema binário adotado pelas avenidas Santos Dumont e Dom Luís. Neste esquema, a primeira avenida segue no sentido Praia/Centro e a segunda de forma contrária. Para alguns cidadãos e entidades políticas, o local deveria ser preservado por ter mais de 60 anos e ser um ponto histórico da cidade. A Prefeitura de Fortaleza pretende transformá-la em quatro espaços maiores, retirando o modelo de rotatória para implantar um cruzamento.  

Segundo o prefeito Roberto Cláudio, outros projetos foram estudados, como a construção de túneis, mas prejudicaria o acesso ao local e custaria cerca de 5 vezes o valor da redistribuição da Praça, que está estimado em R$ 5 milhões. Além disso, o cruzamento possibilitará a colocação de faixa exclusiva para ônibus e ciclofaixa. O gestor ainda afirmou que pretende nomear as novas quatro praças com nomes de grandes cidades portuguesas, formando as "Praças de Portugal", pois dessa maneira a identidade não será perdida. O projeto contempla ainda a instalação de espaços de cultura e lazer e mais área verde. 

Com a reforma, a praça aumentará seu espaço em 35%

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou em junho a intervenção do local. Depois de muito embate e pontos de vista divergentes, o projeto foi aprovado com 30 votos a favor, sete contrários e uma abstenção. Porém, um pedido de tombamento foi realizado pelo vereador João Alfredo. O conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico-Cultural de Fortaleza negou, em julho, por nove votos contra oito, o devido pedido. 

As mudanças no local fazem parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), que visa melhorar a mobilidade urbana da cidade à curto prazo. Segundo a Prefeitura, ações que valorizam o transporte público, o ciclista e o pedestre estão previstas pelo pacote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário