segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Incentivo ao pedal

Fortaleza incentiva o uso de meio de transporte alternativo, a bicicleta. 

           Acordar em uma manhã de domingo ou mesmo na segunda-feira, pedalar para manter a forma do corpo, para ir ao trabalho ou simplesmente para um passeio ao ar livre, é isso que as novas ciclovias de Fortaleza têm possibilitado aos ciclistas.

         O Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) está em processo de finalização. Várias ruas e avenidas da Cidade ganharam uma nova faixa, desta vez, destinada às bicicletas que hoje têm sido um meio de transporte bastante utilizado por jovens e adultos. 
 
         A primeira ciclovia do mundo surgiu em Paris no ano de 1862, o intuito da prefeitura da época era criar um espaço destinado somente às bicicletas e que elas não precisassem transitar junto com as carroças e as charretes. Nos anos 30 do século passado houve uma popularização na Alemanha. 


         Hoje existem ciclovias espalhadas pelo mundo todo. Com a dificuldade de transitar de carro, com o sistema público de transporte precário e o trânsito das grandes cidades parado, as faixas destinadas a bicicletas têm sido muito útil na atualidade. Paulo Pacheco, 53, afirma ter adorado essas novas mudanças nas vias de Fortaleza. Todas as segundas-feiras, reúne-se com o grupo de 70 pessoas e pedala por quilômetros. “Ainda falta muita ciclovia para ser construída, sinto falta de mais faixas destinadas a isso.“


         A previsão do término de obras destinadas a ciclovia é para o final deste ano. O Sistema de Bicicletas Compartilhadas, iniciativa do Programa de Ações Imediatas de Trânsito e Transporte (PAITT), inaugura as primeiras estações ainda no mês de outubro. Juntos os dois projetos têm como ideia incentivar o uso deste meio de transporte alternativo.
 

Um comentário:

  1. Acho bacana a ideia, mas acredito que essas ciclofaixas deveriam ser implantadas também nas ruas dos bairros não nobres.É uma pena que existem muitos motorista que parecem que não veem a sinalização e estacionam em cima das via destinada a bicicletas, como vi ontem na Ruy Barbosa.

    ResponderExcluir