segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Os Jovens Triatletas do Pici.

 Com o objetivo de promover a igualdade e a qualidade de vida das famílias em situação de exclusão e risco social, o Projeto de Triathlon do Pici, mediante a participação dos familiares de jovens atendido através de cursos, oficinas e palestras, além de tentar dar qualificação, busca trabalhar a cidadania e sua convivência na comunidade onde mora e dentro do ambiente escolar. Lázaro(14), que tem uma rotina bastante ativa e mesmo assim não deixa de frequentar o esporte, é um exemplo dessa triste realidade, assim como Douglas(14), outro garoto que está aproveitando as chances que o esporte lhe traz.

A Federação de Triathlon do Estado Ceará, que cuida do Projeto, foi criada oficialmente no dia 12 de abril de 1994, tendo como seu primeiro presidente o Sr. José Raimundo Figueiredo Filho. Em 2004, com a presidência de Fátima Figueiredo, apareceu a ideia da criação de projetos sociais com quais houve um crescimento no número de atletas iniciantes e, consequentemente, aumentando interesse de outros atletas oriundos da natação e ciclismo que voltaram suas atividades para o Triathlon.

Com seis núcleos distribuídos em Fortaleza para atletas de 8 a 18 anos a Federação iniciou seus trabalhos nos bairros: Praia do Futuro, Pici, Jose Walter, Barra do Ceará, Aerolândia e adjacências e Centro. E atualmente a Federação está conseguindo deixar em funcionamento os núcleos da Praia do Futuro, José Walter, Pici, Choró (no interior do estado), atletas que se destacam são levados para o NAR (Núcleo de Alto Rendimento) da Fetriece.







Estela Melchiori, formada em Educação Física pela UNESP - Rio Claro é uma das professoras que está semanalmente junto destas crianças e adolescentes acompanhando de perto todos os desafios enfrentados por cada realidade específica que está no projeto.

Cada jovem desses que vem participar do projeto, é menos um lá fora para nos assaltar”, concluí Estela.

Por: Thiago e Alexandre





Nenhum comentário:

Postar um comentário