segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Mobilidade Urbana. Novos caminhos para Fortaleza.



    A mobilidade se tornou assunto crucial para o desenvolvimento das grandes cidades. Por isso, políticas públicas tornam-se cada vez mais cruciais para que novas configurações sustentáveis apareçam.

    Desde a divulgação pela FIFA das cidades sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014, e Fortaleza sendo uma dessas sedes, a cidade se viu obrigada a se adequar a um contingente de pessoas que visitariam nossa cidade, e para isso, foi necessário um planejamento de obras essenciais e emergenciais, sobretudo para o tráfego de carros.

    
    Promovido em setembro de 2013 pelo Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia (Sianenco), o seminário "De olho no futuro: como estará Fortaleza nos próximos 25 anos", apontou que Fortaleza possuía na época uma frota de pouco mais de 708 mil veículos, e que em 2040 a estimativa é que esse número salte para 2,2 milhões de veículos.

    
    Com base nesses números e com a vinda da Copa do Mundo Fifa, a prefeitura de Fortaleza anunciou obras como os BRT Alberto Craveiro, Paulino Rocha Av. Silas Munguba Rotatória e Túnel Jornalista Demócrito Dummar, Túnel Barros Pinho (Av. Santos Dumont com Via Expressa) são exemplos de obras feitas para um melhor fluxo do complicado trânsito de Fortaleza. Para isso, foram necessários investimentos estimados em R$ 128 milhões de Reais.
    
    Porém, construir vias e alargar outras avenidas não são suficientes para minimizar o problema do trânsito em Fortaleza. A mobilidade urbana na capital cearense ainda conta com a criação de diversas faixas exclusivas para ciclistas, fomentando assim uma maior utilização deste meio de transporte individual.

    Pensando no transporte de massa, a prefeitura de Fortaleza implementou diversas mudanças que trariam uma melhora para o fluxo de carros e ônibus na capital.  Uma dessas obras foi a criação de faixas exclusivas para o transporte público. Inicialmente, a avenida Bezerra de Menezes serviu como piloto para essa nova configuração do trânsito. Hoje, avenidas como Santos Dumont, Dom Luis, Domingos Olimpio já possuem faixas exclusivas para transporte público, assim como a ampliação do Terminal de ônibus de Antonio Bezerra, que recebe por dia, segundo a prefeitura 200 mil pessoas.


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