terça-feira, 4 de novembro de 2014

Musculação como fonte de superação

Nos últimos 5 anos, o número de academias cresceu em 133% em todo o Brasil, mostrando o aumento e a valorização desse setor, de acordo com dados do Sebrae. Com mais academias, surgem mais usuários. Cada frequentador desses lugares tem suas metas e motivos para estarem ali, seja a simples satisfação com o seu corpo ou o tratamento de algum problema físico, como o sobrepeso. Um novo praticante, uma nova história.

Thiago Nascimento pratica musculação há quatro anos, quando se viu obrigado à malhar por estar acima do peso; na época, pesava 15kg a mais do que pesa atualmente. "Com o tempo, fui gostando da prática. Hoje malho por prazer e para atingir novas metas, como uma taxa de gordura ainda menor", afirma Thiago.

Situações como a dele, que enfrentaram o problema do sobrepeso e procuram a prática por saúde, são comuns dentro das academias. O educador físico Leorne Júnior, que trabalha no meio, diz que o porquê da busca por academias veem mudando com os anos. "Antigamente, apenas quem se preocupava com a estética buscava as academias. Com o tempo, a saúde foi se tornando o principal motivo". disse. 

Além da pura busca pela saúde, um outro motivo também é recorrente para se iniciar na musculação, que também vem atraindo muitas mulheres para o meio: o aumento de autoestima. Mesmo que estejam relacionados, buscar elevá-la leva muitas pessoas a quererem um corpo melhor. Essa é a história de Milena Carvalho, que, aos 15 anos, entrou na academia por ser muito magra e não gostar do seu corpo. Hoje, seis anos depois, ela está satisfeita com o corpo e não pretende se tornar uma profissional na área. "Apenas gosto de cuidar da minha estética e saúde, e acho que todos devem procurar um meio para manter uma vida longa e saudável".

As histórias de Thiago e Milena se cruzam por serem de superação, que usaram das academias para melhorar suas vidas. Além de muito esforço, o acompanhamento de um profissional e a suplementação regrada foi de extrema importância para ambos. "Busco ter a menor taxa de gordura para sentir que me superei", afirma Thiago Nascimento. Essa superação é comum à todas as "histórias de academia": todos que frequentam esses lugares buscam ser melhores do que ja foram. 

por André Nina

Nenhum comentário:

Postar um comentário