domingo, 2 de novembro de 2014

O que encontrar de Iracema à Beira Mar

Entre o aterro da Praia de Iracema e o calçadão da Avenida Beira-Mar, pode-se encontrar uma diversidade de paisagens e entretenimento para quem visita, sejam turistas ou moradores das proximidades. Foi na década de sessenta que os primeiros esboços foram dando visão do que seria a orla marítima de Fortaleza até os dias atuais.

Logo de cara, para quem chega no aterro da Praia de Iracema, avista uma das cinco estátuas, localizadas em pontos de Fortaleza, da índia que deu nome à praia. A escultura é a mais recente e simboliza uma heroína segurando um grande arco como se estivesse pronta para defender a cidade.

É ao entardecer que tudo se torna mais encantador. Para os amantes do pôr do sol, a Ponte dos Ingleses, construída inicialmente com o intuito de servir como porto da cidade, acabou por se tornar um dos pontos mais belos de se observar o crepúsculo. Moradora da região metropolitana de Fortaleza, a estudante Bárbara Evelyn lamenta não poder prestigiar a paisagem todos os dias. “É um lugar muito agradável para curtir um fim de tarde, pena que não posso desfrutar disso com frequência”, afirma a estudante.

Continuando a caminhada pela orla é perceptível a pluralidade. Há pessoas de todos os estilos, classes sociais, e lugares. Pessoas praticando esportes dos mais variados, como skate e patins, ou mesmo uma corrida na areia da praia ou treinamentos funcionais. Sem contar com os bares, restaurantes e outras diversões noturnas da região.

Não podemos esquecer de outro atrativo da orla que é a Feira de Artesanato da Av. Beira Mar. Situada no bairro do Meireles, a feira reúne os principais artesãos da cidade, que comercializam seus produtos desde a década de oitenta e encantam a todos com o regionalismo presente em suas artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário