quarta-feira, 18 de março de 2015

O Ceará no combate a dengue



   
      A dengue está preocupando a população cearense. Em 2015, já foram registrados mais de 1.560 casos da doença e uma morte já confirmada. Fortaleza é uma das capitais do Brasil que se encontra em estado de alerta. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, possuindo quatro tipos, DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4. Ela pode evoluir para a forma hemorrágica, aonde ocorrem sangramentos e queda de pressão, aumentando o risco de morte. 
   
      A dengue muitas vezes é confundida com a gripe, deixando o paciente despreocupado em relação a um tratamento adequado. Não existe um tratamento especifico para a dengue. É recomendado beber muita água para evitar a desidratação, em caso de febre ou dor no corpo pode-se tomar um medicamento antitérmico, como o paracetamol.
       A principal diferença entre a dengue e a gripe é que a dengue não ocasiona problemas respiratórios, como a tosse, os espirros ou a produção de secreção. Já os seus sintomas são febre alta, dor de cabeça, náuseas, vômitos, dores nas articulações, tontura, manchas na pele, perda do paladar e apetite, dor atrás dos olhos, moleza e dor no corpo.  
           
       A melhor forma de combater a dengue é com a prevenção. O mosquito transmissor da doença e suas larvas crescem e se desenvolvem em água parada. A população deve se conscientizar e eliminar esses focos de produção, tomando algumas precauções, como, evitar o acumulo de água, seja em garrafas ou em pneus velhos, colocar areia nos vasos de plantas, limparem as calhas, ter cuidado com o acumulo da água da chuva etc. Dessa forma a dengue pode ser combatida e vencida.

 Acompanhem os seguintes vídeos, que falam sobre a precaução da dengue e como ela age no organismo humano.




3 comentários:

  1. Acho que o lead contém informações importantes que chamam a atenção do leitor, como o número de casos em 2015. Por outro lado, menciona que Fortaleza é uma das cidades mais afetadas sem citar a razão e complementa com uma informação não factual que, na minha opinião, deveria estar no corpo do texto.

    Achei interessante a diferenciação entre dengue e gripe e o esclarecimento de informações sobre o combate à doença.

    Quanto à hiperlinks, achei que um deles foi adequado e outro não. O dos casos de dengue levou a uma matéria relacionada sobre o tema, mas a do tratamento adequado levou a uma matéria sobre dengue na gravidez, não sendo um link adequado.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o título poderia ter sido escrito de outra forma para corresponder melhor a matéria, que está bem escrita, alertando ao leitor as formas de prevenção contra a dengue. As palavras que lincam outras matérias parecem um pouco vagos, tipo o de 1560 casos, pareceu meio solto. Mas a clareza das informações está muito boas e o recurso de vídeo completou a matéria.

    ResponderExcluir
  3. Achei um bom texto, com todas as informações necessárias para esclarecer o leitor sobre a dengue; entretando, o segundo hiperlink não tem muita relação com as palavras-chave.

    ResponderExcluir