quarta-feira, 18 de março de 2015

O contágio de dengue na gravidez



     Temperaturas altas, chuvas intensas e falta de cuidado são indícios para o aumento de casos de dengue em todo o país. Se a doença já é motivo de alerta entre crianças, idosos e adultos, entre as gestantes o cuidado deve ser redobrado. Isso porque nesse período a mulher fica naturalmente com a imunidade mais baixa e as complicações da doença podem ser bastante graves.
     A infecção pelo mosquito Aedes Aegypti envolve risco de complicações, tanto para a gestante quanto para o bebê. Os sintomas da doença são bem parecidos com o da gravidez, tais como dores musculares ou articulares, mal-estar, vômitos, dor abdominal, desidratação. No entanto, procurar ajuda médica é importante para que a doença não se torne ainda mais grave e não ponha a gestação em risco.
     Se a contração do vírus acontecer no início da gravidez há chances de ocorrer um aborto. Quando a contaminação é no meio da gestação, a dengue não é transmitida para o feto nem compromete seu desenvolvimento, mas pode provocar um parto prematuro. Também há chances de complicações para a mãe e os cuidados devem ser redobrados para evitar hemorragias, problemas no fígado e convulsões.
     Geralmente, a dengue hemorrágica é semelhante. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida. E ainda sangramento pelo nariz, boca e gengivas, sede excessiva e boca seca, além de perda respiratória. Na dengue hemorrágica é preciso bastante cuidado porque o caso se agrava muito rápido, podendo levar a pessoa à morte.
     A gestante doente deve ser monitorada diariamente. É indicado o uso de repelentes sob orientação do médico, em caso de febre tomar antitérmico e bastante liquido para hidratar o corpo. As mamães também devem ficar atentas aos focos dos mosquitos na própria casa e no bairro em que moram. Outras medidas simples, como repelentes elétricos e roupas que protejam o corpo inteiro, amenizam os riscos de picadas do mosquito transmissor.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. De modo geral achei o texto claro, conciso e com todas as informações necessárias para esclarecer os cuidados que as gestantes devem ter com a dengue. Em relação aos links: o primeiro não tinha conexão com a palavra-chave; entretando, achei interessante o último link, que nos leva à página do programa "Bem Estar", sendo mais uma forma de suporte aos leitores.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A linguagem do texto está objetiva e de fácil compreensão, mas acho que o título poderia ter sido melhor elaborado, a fim de chamar mais atenção ao texto e torna-lo mais atraente.

    O link que conecta a matéria "O Ceará no combate a dengue" poderia ter sido feito com outra palavra que tivesse mais conexão com a matéria.

    De maneira geral, o autor do texto utilizou informações bem relevantes para a prevenção da doença na gravidez.

    ResponderExcluir