quarta-feira, 6 de maio de 2015

Ciclismo é a nova tendência de Fortaleza



Com as facilidades da vida moderna, o sedentarismo ganha cada vez mais espaço no dia a dia, gerando ou agravando problemas de saúde. Após a implantação do "Projeto Bicicletar" e com o aumento no número de ciclofaixas em Fortaleza, mais pessoas passaram a andar de bicicletar, saindo, de certa forma, do sedentarismo e passando a fazer atividades físicas.

O ciclismo traz benefícios físicos e emocionais, contribuindo muito para a qualidade de vida.  E até usada como meio de transportes, a bicicleta, além de melhorar a qualidade de vida e diminuir o stress, colabora para outros benefícios do corpo e da mente.

Uma prática que vem crescendo em Fortaleza é o Night Bike. Passeios em grupos no horário noturno pelos bairros da cidade atraem cada vez mais usuários, tanto pelos benefícios do esporte quanto pela diversão e lazer.

Micael Jovino, estudante de educação física, é praticante desse novo método de esporte e diz estar satisfeito com o que encontrou no Night Bike. "Desde que eu comecei a participar minha resistência física ficou muito melhor e eu comecei a aprender também a andar no trânsito de bicicleta", afirma o estudante.

Mas é claro que não se pode começar a participar de grupos que mantém uma "rotina" esportiva, sem antes consultar o médico, não é? Então, antes de começar a pedalar é importante consultar um profissional da saúde para avaliar o condicionamento e resistência física, além de adquirir os acessórios necessários de proteção, como por exemplo, luvas de ciclismo, também usadas na academia, para fazer musculação.


Outros cuidados que o ciclista precisa ter:

·         Utilize roupas chamativas para evitar o risco de colisões com automóveis.

·         O uso de capacetes e óculos também são recomendados;

·         Nunca pedale na contramão. Ande sempre a direita da pista ou quando tiver, na ciclofaixa;

·          Cuidado ao utilizar fones para ouvir música. É preciso ter atenção no trânsito;

·         Leve sempre uma garrafa com água


Como funciona o projeto Night Bike?

Cada dia é destinado para um tipo de ciclista, tem um dia para os ciclistas iniciantes, que o percurso é de 20 a 30 km, um dia para os ciclistas medianos, que o percurso é de 30 a 40 km e o dia para ciclistas experientes, que o percurso é de 40 a 60 km. Todos os percursos sempre tem um carro de apoio acompanhando e são organizados por batedores, que são ciclistas bem veteranos, que pedalam há muito tempo.

Um exemplo de grupo de Night Bike em Fortaleza é o "Pedal AmigoParquelândia", para mais informações, clique aqui




View post on imgur.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário