segunda-feira, 4 de maio de 2015

Vestibular: Peparação e dicas para o Enem

Todos os anos, milhões de jovens se submetem a exames com o objetivo de ingressar no ensino superior. A forma mais abrangente de seleção de candidatos é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas as universidades tem autonomia para combinar a prova com seus processos seletivos próprios.

A concorrência para o exame é elevada. Em 2014, houve um total de mais de 8.7 milhões de inscritos, e as inscrições para a edição de 2015 estão previstas para iniciarem estre mês. O exame também é utilizado como critério de seleção para o Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

O coordenador do pré-vestibular do colégio Batista - sede Aldeota, Luciano Santos, afirma que a diferença básica da forma de seleção anterior para a atual é que a preparação passou a ser mais voltada para temas do dia-a-dia. Para isso, foi necessário reformular a forma de ensino e trazer outras formas de apresentação de conteúdo.

Luciano afirma que a extensão da prova, constituída por 180 questões e uma redação, causa desgaste nos candidatos. “A proposta do Enem é muito interessante, porém o desafio físico e emocional é muito complicado. Temos alunos de 15 e 16 anos, e a pressão é muito grande”, disse.

O aluno de pré-vestibular Pedro Júlio Braga afirma que é importante equilibrar as responsabilidades de estudo com atividades de lazer. “Não me privo das coisas que eu gosto. Faço aula de sapateado duas ou três vezes na semana, e participo de competições e olimpíadas das minhas matérias preferidas”, conta o estudante.

Franzé Uchoa, professor de Geografia, ressalta a importância para os alunos de ter conhecimentos gerais sobre diversos assuntos. Às vezes o aluno acha que só vai se dar bem se souber os assuntos mais complicados. Mas, na verdade, tem que dar atenção aos assuntos simples. Até porque se errar uma questão simples e acertar uma complexa o sistema de avaliação do Enem vai achar que o aluno acertou ‘no chute’”, conclui.

Enem 2015: As inscrições do Enem 2015 serão feitas exclusivamente no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnísioTeixeira). 

Pré-vestibular


Nenhum comentário:

Postar um comentário