quarta-feira, 18 de março de 2015

Nem só de praias vive Fortaleza



Prédios históricos nas proximidades do centro cultural Dragão do Mar

Conhecida nacionalmente – e até mesmo internacionalmente - pelas belas praias, Fortaleza apresenta o litoral como um dos principais atrativos turísticos. Contudo, a capital cearense também conta com um rico acervo cultural que acaba sendo esquecido por visitantes e até mesmo pelos próprios moradores. Esse acervo vai desde prédios históricos à produção de artesanato

No entanto, problemas como ausência de infraestrutura e insegurança são apontados como fatores que afastam a população da cidade do Centro, o bairro que possui a maior concentração de prédios históricos. Já o artesanato - feito com peças de materiais como crochê, palha, madeira, cerâmica, bordados, bambu, tricô e renda - é encontrado em vários pontos da cidade, como Mercado Central e feira da Beira-Mar.

Conheça as principais atrações históricas e culturais da cidade e programe uma visita.

Mercado Central: O Mercado Central foi criado a princípio voltado para o comércio de carne, fruta e verdura. No entanto, alguns anos depois, esse comércio foi proibido dentro do prédio, e os lojistas do mercado tiveram que mudar de ramo, dando lugar aos boxes de artesanato. Atualmente visitantes encontram produtos regionais que encantam o paladar, como cachaça, licores, castanha e doce de caju. 

O Mercado Central está aberto de segunda-feira a sábado, das 8 às 19 h. Nos domingo, funciona das 8 às 13h.

Theatro José de Alencar: Apresenta dois blocos com estilos diversos. Um pertence ao estilo neoclássico e o outro é composto por uma estrutura metálica trazida da Escócia, com vitrais Art Nouveau. As duas construções e os jardins projetados só podem ser visitados com acompanhamento de guias.

Funciona de segunda a sexta feira, das 8h às 17h, e sábados, das 8h às 12h.

Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção: Localizada no lugar que correspondia à margem esquerda da foz do riacho Pajeú, a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção atualmente abriga a sede da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro. A estrutura do local remonta à época da segunda das Invasões holandesas no Brasil. 

O local pode ser visitado mediante agendamento prévio junto à Comunicação Social da Região Militar. A visita é feita na companhia de um militar que aborda tópicos de interesse sobre o monumento, como a praça de armas, a cela onde esteve detida Bárbara de Alencar e a capela do forte.

O Forte Nossa Senhora da Assunção pode ser visitado de segunda a quinta-feira, entre as 8 e as 17h. Já às sexta-feiras, somente até o meio dia. Aos sábados e domingos, funciona das 8 às 16h.

Dragão do Mar: O Instituto de Arte e Cultura do Ceará, conhecido popularmente como Dragão do Mar, foi a primeira organização social voltada para a cultura criada no Brasil. O local apresenta atrações como o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Cinema do Dragão, o Anfiteatro Sérgio Mota, um Auditório e o Planetário Rubens de Azevedo. A maior parte de sua programação tem acesso gratuito ou com preços simbólicos.

O Centro Dragão do Mar funciona de terça a sexta-feira das 8h30 às 21h30. Aos sábados e domingos, das14h30 às 21h30.

Catedral Metropolitana de Fortaleza: A Catedral Metropolitana de Fortaleza é a sede da Arquidiocese de Fortaleza. Foi construída no local da antiga Igreja da Sé, demorando 40 anos para ser concluída. Tem capacidade para 5 mil pessoas e suas torres chegam a 75 metros de altura. Ocupa a maior parte da Praça Pedro II, conhecida como Praça da Sé, e se destaca pela imponência arquitetônica e a beleza dos vitrais. 

A Catedral está aberta de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 17h30. Já aos sábados, das 8 às 12, e, aos domingos, das 8 às 12h e das 17h30 às 20 h.

Museu do Ceará: O Museu do Ceará conta com exposições com temas de interesse da história do Ceará, tais como os poderes constituídos, as lutas e revoltas populares, a religiosidade, a produção intelectual e a irreverência do cearense. Entre outras peças, o museu expõe o bode Ioiô e objetos que pertenceram ao Padre Cícero.

O Museu do Ceará funciona de terça-feira a sábado das 9 às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário