quarta-feira, 6 de maio de 2015

FIES – Abrindo portas, realizando sonhos.




 Nas duas últimas décadas muitos jovens conseguiram alcançar o sonho de cursar o ensino superior no Brasil, tudo isso por conta de um programa do Governo Federal, o FIES.
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação que foi criado no intuito de financiar a graduação de estudantes no ensino superior, em instituições privadas. O programa existe desde 1999 e de lá para cá mais de 2 milhões de estudantes já adotaram esse sistema, e os gastos do governo passaram de R$ 810 milhões em 2010 para R$ 13,7 bilhões em 2014.
 Os estudantes que podem se matricular em universidades através do FIES precisam comprovar que não possuem condições para arcar com os custos de sua graduação, e todo o processo de admissão ao financiamento é feito através do site do Ministério da Educação (MEC) e pela Caixa Econômica Federal.
 O Financiamento Estudantil juntamente com outro programa do governo, Programa Universidade para Todos(PROUNI), já somam 31% do total de matrículas no sistema privado. No Ceará esse número é ainda mais alto. O numero de estudantes beneficiados pelo FIES cresceu 358% de 2010 para 2013, segundo o MEC.
Nos últimos anos o financiamento veio passando por processos de formatação. Em 2010 o FIES passou a ter um novo Agente Operador do Programa, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com essa transformação os juros do programa caíram para 3,4% ao ano.
 Nesse ano de 2015 novas regras começaram a validar a tentativa de obter uma vaga através do FIES. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) passou a ser adotado como mais um critério para validação do financiamento, onde assim o estudante que pretende se inscrever no programa precisa ter uma nota mínima de 450 pontos no ENEM e não ter zerado a redação.
 Algo que desde o início do programa vem gerando reclamações e dificuldade por parte dos alunos é a grande demanda de acessos ao site, o que gera uma grande lentidão no sistema.
“O sistema é muito lento, eu tive que acordar todos os dias 3 horas da manhã para poder me cadastrar sem que o site ficasse caindo, a falta de informação e de segurança ao passar uma informação por parte do FIES, as mudanças repentinas das regras, isso tudo cooperou para o terror não só meu, mas dos estudantes que precisam do financiamento”, relata a estudante Sharlene Matias.
 Mesmo com algumas deficiências no sistema, ou por dificuldade para repasse de informações o FIES vêm sendo a única opção para aqueles que têm um sonho de ter uma formação superior e não dispõe de condições para pagar o curso. Assim, são milhares de jovens brasileiros todos os anos com mais oportunidades para o ingresso nas universidades e faculdades privadas, gerando mais educação no país.
Na última segunda-feira (4) o ministro da educação Renato Janine disse que o governo federal não possui mais dinheiro para novos contratos do Programa de Financiamento Estudantil.  "Os recursos foram totalmente alocados, o programa teve êxito, justamente em alocar todos os recursos para os alunos que se inscreveram nele. Não haverá mais recursos disponíveis. Então não tem como continuar o programa. Não adianta reabrir porque não há mais recursos.", afirmou Janine.
O ministro anunciou ainda que o ministério têm a intenção de integrar o Fies com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o ProUni,  para assim simplificar as plataformas.


Por: Ravena Almeida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário