quarta-feira, 6 de maio de 2015

Fies, a oportunidade de ingressar no ensino superior privado

Por: Flávia Lopes

       Com o objetivo de gerar mais oportunidades para os que desejam ingressar no ensino superior, no ano de 1999 foi criado pelo governo do presidente Fernando Henrique o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies. Esse programa estudantil pertence ao Ministério da Educação (MEC) e consiste em um financiamento fornecido aos estudantes de cursos superiores de instituições privadas que não possuem condições de custear suas mensalidades. O financiamento é de 50% a 100% da mensalidade do curso, dependendo da renda familiar do indivíduo.
       Para se beneficiar com o Fies, o candidato deve escolher uma instituição de ensino participante do programa que tenham avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Além disso, o candidato deve estar atento ao período de inscrições, que são feitas exclusivamente via internet. Mais informações sobre critérios de participação, pagamento, juros e outras questões podem ser encontradas no site do programa.
       O Fies já beneficiou mais de 2 milhões de estudantes em todo o Brasil até hoje, porém esse número vem diminuindo gradativamente. Segundo o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a quantidade de contratos confirmados esse ano já consumiram toda a verba do Fies para novos financiamentos em 2015. Por esse motivo, ainda existe a dúvida se o programa receberá novas inscrições no segundo semestre.
        Na Faculdade 7 de Setembro, o Fies chegou em 2005, fornecendo uma nova opção para quem desejava ingressar no ensino superior. No começo da implantação do programa na faculdade, os alunos que procuravam esse benefício ainda eram uma minoria. Atualmente a procura dos alunos pelo financiamento vem aumentando a cada semestre, com uma disputa maior por cursos como Direito e as Engenharias, exatamente por serem cursos caros que mais necessitam de financiamento para que o candidato possa arcar com as despesas.
        Para a coordenadora do Fies e do Prouni da Faculdade 7 de Setembro, Karla Barros, 30, o Fies têm imensa importância para a vida de uma pessoa, por que garante ao estudante a oportunidade de concluir um curso superior, ainda que o mesmo não tenha condições financeiras no momento para investir em sua vida acadêmica. Entretanto, devido algumas mudanças do MEC, o número de vagas tem diminuído prejudicando assim os interessados no Fies. “Há um número muito grande para ingressar, e um número pequeno de vagas que foram ofertadas esse ano. A gente torce para que isso mude, que o governo abra mais vagas para o ano que vem”, afirma a coordenadora.

       Para complementar a leitura, está disponível um áudio, onde a coordenadora da Fa7, Karla Barros comenta um pouco mais sobre o assunto.

Um comentário:

  1. A matéria não apresenta variedade de fontes e nem links para matérias de outros membros da equipe. Mas a fonte ouvida, a coordenadora do Prouni da Fa7, tem propriedade para falar sobre o assunto.

    ResponderExcluir