quarta-feira, 6 de maio de 2015

Os desafios da educação frente as novas tecnologias

Aliar educação e tecnologia é a aposta de educadores para o aprendizado de alunos na rede pública de ensino








A sala de informática da Escola Municipal Ismael por Deus abriga, dentre vários computadores de última geração, alunos de todas as idades. Com equipamentos cedidos pela Prefeitura, crianças, jovens, adultos e até idosos participam do projeto de inclusão digital fornecido pela escola.

Com sistemas unificados e apropriados para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes, os computadores estão disponíveis para que eles aprendam a ler e a escrever já em um método modernizado. A iniciativa do projeto surgiu há 2 anos e já colhe resultados.

O estudante José Ferreira, 63, comenta que devido ao fato de ter que começar a trabalhar muito cedo não teve a oportunidade de estudar quando mais jovem. Agora, com o projeto de inclusão, ele conseguiu aprender a ler e escrever em uma plataforma muito mais moderna. “Com o computador para mim fica muito mais fácil. Já estou aprendendo duas coisas ao mesmo tempo: ler e escrever e mexer no computador”, afirma.

Nesse ambiente “hi-tech”, a coordenadora pedagógica da instituição de ensino, Ana Paula de Araújo, afirma que a educação através das novas tecnologias são essenciais para o processo de aprendizagem do aluno. Segundo ela, os alunos ficam mais motivados e focados em aprender. No entanto, a coordenadora salienta que “só vale levar essa tecnologia para a sala de aula caso esteja a serviço dos conteúdos programados para ensino, ao contrário só irá atrapalhar o aprendizado”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário